pojinh@

Wednesday, June 06, 2007

Inoculação de anticorpos monoclonais anti-IgE inibe produção in vivo de IgE

Pesquisadores publicaram, recentemente, no Allergy, um estudo em que analisaram os alvos moleculares e celulares de anticorpos anti-IgE. IgE foi a última imunoglobulina a ser descoberta, e encontra-se presente em pequenas quantidades (nanogramas a microgramas por mL) no soro de indivíduos normais e em linhagens de camundongos de laboratório, apresentando tempo de meia-vida muito curta.

As demais classes de imunoglobulinas estão presentes no soro em quantidades muito maiores, de microgramas a miligramas por mL, formando componente substancial das proteínas séricas. Imunoglobulinas exercem papel importante em mecanismos homeostáticos e representam o braço humoral da defesa contra organismos patogênicos. Uma vez que anticorpos IgE exercem papel fundamental em patologias alérgicas, grande número de pesquisas avaliando a inibição da produção de anticorpos IgE estão sendo realizadas.

No passado recente, o uso de anticorpos anti-IgE humanizados, não anafiláticos, tornou-se nova estratégia de tratamento para patologias alérgicas. O mecanismo de ação terapêutico desta modalidade de tratamento deriva da capacidade de anticorpos anti-IgE ligar-se ao mesmo domínio na molécula de IgE que interage com o receptor de alta afinidade por IgE, interferindo, portanto, na ligação de IgE a este receptor, sem ocorrência de ligação cruzada de IgE no receptor (anticorpos anti-IgE não anafiláticos).

Tratamento com anticorpos anti-IgE proporcionou, primariamente, redução dos níveis séricos de IgE. Como conseqüência, o número de receptores de alta afinidade de IgE em mastócitos e basófilos diminuiu, levando à menor excitabilidade das células efetoras, com redução subseqüente da liberação de mediadores inflamatórios, como histamina, prostaglandinas e leucotrienos.

Estudos experimentais em camundongos indicaram que a inoculação de anticorpos monoclonais anti-IgE também inibiram a produção in vivo de IgE. O mecanismo biológico desta redução permanece desconhecido, sendo uma possível explicação o fato de estes anticorpos poderem interagir com IgE ligado à membrana das células B, interferindo, desta forma, na produção de IgE.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home