pojinh@

Thursday, June 07, 2007

Melhorias para baixar custo de produção do maracujá


A obtenção de variedades de maracujá livres de vírus do endurecimento do fruto é um dos objectivos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, que coordena uma pesquisa que busca a limpeza clonal do maracujazeiro. O alvo principal, disse a bióloga e pesquisadora Solange Rocha de Andrade, à frente do projecto, é o vírus, que causa o enrugamento da folha, dificultando a fotossíntese e, em consequência, a planta não cresce e produz pouca fruta e semente.

Além disso, explica a bióloga, o fruto fica com aspecto desagradável, endurecido e com verrugas.
Esta virose está disseminada por todas as áreas nacionais de plantio.

O projeto conta com parceria da Universidade de Brasília, Instituto Agronômico de Campinas, Universidade Estadual de Montes Claros e Embrapa Mandioca e Fruticultura, de Cruz das Almas.
Com o título de Técnicas de cultura de tecido vegetais in vitro e ex-vitro, o trabalho envolve genitores (pais) das espécies BRS Gigante Amarelo, BRS Ouro Vermelho e BRS Sol do Cerrado, a serem lançadas no segundo semestre.

Na avaliação da bióloga Solange Rocha de Andrade, com a limpeza clonal, espera-se aumentar a capacidade de produção de sementes, diminuindo custo de produção e preço das sementes para produtores de maracujá.
Ela disse que a limpeza já é normal com a maçã, o morango e a cana-de-açúcar. “Na região meristemática do fruto (na planta, meristema é o tecido que assegura o crescimento) há pouca possibilidade de haver vírus; então, separando esta região e multiplicando, por enxertia ou por micropropagação, será produzida planta idêntica à doadora, e, possivelmente, sem vírus”, explicou a bióloga.
Salientou que um material livre de vírus não significa que seja resistente; sim, saudável. “Quando uma variedade está doente, a durabilidade no campo é menor, mas com a limpeza clonal será mais saudável e terá maior longevidade, produzindo mais e demorando mais para replantio”, completou.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home