Preservar e recuperar o meio ambiente
Poluição dos solos
Resíduo – qualquer substância ou objecto de que o ser humano pretende desfazer-se por não lhe reconhecer utilidade. A produção de resíduos é causadora de poluição e tem vindo a aumentar com o desenvolvimento socioeconómico e tecnológico das sociedades.Tipos de Resíduos e Métodos de tratamento:
Resíduos Sólidos Urbanos – são correntemente designados lixos. Incluem resíduos domésticos, industriais e hospitalares. Podem causar poluição da água, do solo ou da atmosfera.
Aterros Sanitários – instalações onde são depositados resíduos compactados, acima ou abaixo da superfície do terreno.
Os aterros sanitários devem ser construídos em locais com características geológicas adequadas e são revestidos com materiais impermeáveis, como argila ou plástico, que previnem a infiltração no solo de substâncias lixiviadas.
As substâncias lixiviadas (quando a água das chuvas se infiltra, dissolve substâncias químicas e arrasta-as consigo) são recolhidas e enviadas para uma estação de tratamento e os gases produzidos pelas bactérias decompositoras (biogás) podem ser utilizados na obtenção de energia.
Após estarem lotados, os aterros são selados, ou seja, tapados com uma cobertura de plástico e de terra que permite o desenvolvimento de plantas que diminuirão o impacto paisagístico.
Principais vantagens:
- construção rápida;
- baixos custos de manutenção;
- grande capacidade.
- requer grandes áreas de implantação;
- possibilidade de contaminação de águas subterrâneas.
Incineração
Combustão de resíduos a altas temperaturas, que, assim, se reduzem a cinzas e gases. Co-incineração – incineração nos fornos das cimenteiras.
Principais vantagens:
- grande redução do volume de lixos;
- pequena área de implantação;
- as partículas sólidas ficam retidas nos filtros, sendo encaminhadas para os aterros sanitários juntamente com as cinzas;
- os filtros ou precipitadores electroestáticos retiram os gases ácidos e as partículas, para que as emissões não contaminem a atmosfera;
- quase todas as estações de incineração estão concebidas para produzirem electricidade e em algumas incineradoras há separação de materiais para posterior reciclagem.
- poluição atmosférica;
- emissão de substâncias tóxicas (como dioxinas);
- custos elevados.
Reciclagem – recolha e reprocessamento de resíduos.
Reciclagem primária – conversão em produtos do mesmo tipo.
Reciclagem secundária – conversão noutro tipo de produtos.
A reciclagem insere-se numa política ambiental mais alargada, que inclui também os seguintes 2R:
Reduzir – reduzir ao mínimo o lixo produzido passa por diminuir o consumo de materiais descartáveis ou com embalagens excessivas e não biodegradáveis, bem como desenvolver tecnologias para minimizar a quantidade de matérias-primas necessárias para produzir um determinado produto.
Reutilizar – usar várias vezes um produto é uma forma eficiente de diminuir os resíduos. Para produzir qualquer objecto há sempre gasto de matéria-prima, água e contaminação ambiental, pelo que, quando reutilizamos, reduzimos os resíduos e conservamos os recursos.
Principais vantagens:
- poupança de materiais e de energia;
- redução da poluição (atmosférica, da água e dos solos);
- redução da quantidade de resíduos sólidos;
- protecção dos ecossistemas.
Compostagem – decomposição dos resíduos orgânicos (biodegradáveis) pela acção de decompositores e saprófitas, diminuindo o volume dos resíduos e produzindo o composto, que pode ser usado como fertilizante, melhorando a textura e fertilidade do solo.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home